Subir ás Estrelas na Estrela.

Fim-de-semana grande com previsão de chuva e neve nas terras altas. Um óptimo fim-de-semana para ir com a “Cinzenta” à Serra  e á minha terra de adopção no sopé  da montanha. Cada vez me sinto mais em casa nesta região e á medida que sinto que Lisboa, a minha querida Lisboa onde nasci e vivo se vai transformando e de alguma forma afastando sinto que a Beira e o Interior se vão entranhando  cada vez mais em mim.  O sábado serviu para tratar de coisas  que se têm de tratar  quando se vai ao campo e para visitas de amigos.  Fomos nessa noite jantar a um dos melhores e mais agradáveis restaurantes da Região, “A lenda de Viriato” em Unhais da Serra. Restaurante que recomendo vivamente pela sua singularidade e bom gosto, ou pela excelente comida e acolhimento. Um Restaurante fora do normal onde dá imenso prazer ir. Dizia-me há tempos um amigo que ”não vai comer fora por necessidade ou ter fome, vai pelo prazer de ir a um local agradável, onde se come uma comida diferente e de onde saímos reconfortados e bem dispostos” é este o caso da “Lenda do Viriato” . Aqui se comem iguarias como o Javali selvagem ou o fabuloso tornedó, as trutas e os excelentes produtos da região. Com ótimos acompanhamentos dos quais destaco o fabuloso puré de maçã.  Todos os pratos são servidos com o requinte da época e parece que estamos sentados á mesa de um Rei a comer principescamente. Pelo meio ouvimos a história, ou uma versão da história de Viriato e dos seus feitos gloriosos contra o ocupante Romano enquanto saboreamos um dos excelentes vinhos da cada vez mais afamada região da “Beira”  ou nos deliciamos com uma divinal tarte de abobora ou umas deliciosas  "Papas de Carolo".

A noite foi chuvosa e fria, invernal e o Domingo assim amanheceu. A Primavera  deve ter ido dar uma volta a qualquer lado, mas por ali não andava. Pelo menos até ao fim da tarde. Ainda assim arrisquei e por entre aguaceiros fortes e periodos de sol dei um dos passeios que mais gosto até perto das Minas da Panasqueira.  Quando o Sol dava um ar da sua graça as cores das flores saltavam e pairava no ar um perfume discreto mas bem perceptivel. As encostas floridas faziam-me parar e observar apenas por observar. A felicidade estava mesmo ali á mão.

As rodas da Cinzenta rejubilavam quando aparecia o sol quente e o meu corpo e a minha mente, já tão farta de chuva, também. Chuva que tem sido uma bênção para as as ribeiras  e para  os rios que correm fartos de água distribuindo vida e abundância ás terras até há pouco ressequidas e secas.Agora é preciso que pare de chover para que os frutos amadureçam na sua doçura.

Montes Hermínios

Subir á Torre de bicicleta era um sonho antigo. Sempre achei muito difícil conseguir fazê-lo. Mas parece que com a idade tenho mais força de vontade. O esforço transformado em prazer,  a íngreme subida transformada numa singular, única e apaixonante paisagem e  o facto de o conseguir ser apenas uma grande e maravilhosa vitória.

E não poderia ter escolhido melhor dia para o fazer. Temperatura amena no sopé da Serra, sem vento e esfriando um pouco á medida que subia-mos, eu e a Cinzenta.

Subir esta Serra com uma bicicleta em Aço pesada como um Burro,” Eh-lá tanto também não” diz a Cinzenta entre o divertido e o ofendido, “ sei que não tenho daqueles tubos especiais e mais não sei o quê mas também não sou assim tão pesada”!! Subir á Serra, dizia eu, antes de ser interrompido, com uma bicicleta destas,sem carbonos e afins, parece ser uma tontice das grandes, ainda por cima para um “rapaz” dos seus 54 anos mas não para mim, ou por outra, também ás vezes a mim me parece mas o prazer é indescritível e hoje não me veria a fazê-lo de outra maneira tal é o fascínio que tenho por este tipo de bicicletas. Bicicleta que é uma companheira e uma amiga, sobretudo para quem com elas rola solitariamente.

Parte em terra batida da estrada Unhais da Serra-Torre.

Subir devagar, apreciar cada momento, saborear. Parar um pouco para admirar um pequeno regato que corre livremente. Apreciar as Vacas comendo a erva fresca e verde, tentar encetar uma pequena conversa com elas, sim elas ouvem-nos e olham para nós por vezes com aquele ar de compaixão de quem nos considera tão inteligentes mas também por vezes tão tristes. São sensíveis e sábias as nossas amigas Vacas.

Nas duas noites anteriores tinha nevado acima dos 700/800  metros e a neve que já via há muito ao longe começa a aparecer. Nunca tinha andado de bicicleta com neve, a sensação  de felicidade é indiscritível.

Comoção, maravilhamento, felicidade. Apenas o pequeno senão de não ter com quem partilhar no momento tais sentimentos, era apenas eu e a Cinzenta, que não nos queixamos e somos muito felizes juntos mas que naquele momento gostaríamos de ter tido mais alguém com quem partilhar tais emoções...

E, á medida que subimos, vai aparecendo cada vez mais neve, há muitos anos que a Serra da Estrela não estava assim e eu e a cinzenta com tanta sorte em ter o privilégio de testemunhar este momento.

Pedalada atrás de pedalada vamos subindo e lembro-me da conversa da noite anterior na Lenda do Viriato, de como estas montanhas anteriormente se chamavam Montes Hermínios, das lutas gloriosas  pela independência. Do que devem ter sofrido soldados e povo nestes montes. Vou-me lembrando também dos pastores e outras gentes que outrora  percorriam estas terras por obrigação e necessidade, tempos muito duros nada comparados com a facilidade com que se percorrem hoje em dia por simples prazer estes caminhos.

Passando o centro de limpeza de neve começa a parte mais complicada, o frio ainda não incomoda muito embora a temperatura já ronde 1 grau positivo, o vento é pouco mas começamos a ter pendentes mais acentuadas e a altitude começa a dificultar um pouco a respiração. Nada que amedronte as rodas cansadas da Cinzenta  ou as pernas dum Ciclista já algo idoso mas o facto é que tivemos de parar algumas vezes,o  que aproveitavamos para apreciar a maravilhosa vista.

E eis que chegamos á Torre cansados mas felizes. Na pequena subida que antecede a dita o muro de neve era alto como não se via há muitos anos. Pessoas incentivavam-nos dando palavras carinhosas e de espanto, outros batiam até palmas e tiravam fotografias. Uma senhora perguntou-me mesmo se queria um empurrão, ao que respondi com um enorme sorriso: "Agora que estou a chegar é que não"!!  Algumas pessoas estavam verdadeiramente espantadas e com alguma razão, é que afinal não é todos os dias que se  testemunha a chegada de dois idosos ao Alto da Torre.

Chegados à torre sentimos pela primeira vez o frio,  a temperatura era de -2 Graus e estava algum nevoeiro.  Quando parei junto ao Centro Comercial de pouco interesse é que senti como estava frio. Toda a gente á minha volta vestida com roupa adequada e eu naquela figura. As minhas pernas tremiam e as rodas da Cinzenta também. Vesti á pressa  uma camisola mais grossa, dei a volta ao largo e comecei rapidamente a descer. E essa acabou por ser a parte mais dolorosa pois o frio e a intensidade da descida fizeram-nos sofrer um pouco mais que a subida.  Eu e a Cinzenta já não temos idade nem capacidade para tanta travagem, para tanto apelo á velocidade e para tanta curva e contra-curva.

Foi excelente este passeio que recomendo vivamente. Como já referi tive a sorte e o privilégio de o  fazer  num dia perfeito em todos os apectos. Aconselho  a que o façam em companhia e não sozinhos como o fiz. Com companhia tudo é mais fácil e divertido.  Tenham sempre atenção ao tempo que faz na Serra e ao facto deste mudar muito rapidamente em certas ocasiões. É imprescindível levar um agasalho pois as diferenças de temperatura podem ser muito grandes e descer não é a mesma coisa que subir em termos térmicos. Não esquecer de levar comida e de beber, isso é imprescidivel. Bons passeios.